O que você precisa saber sobre a sua pelve...
- Priscila Tomasi
- 2 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Formada por 13 músculos, a Musculatura do Assoalho Pélvico (MAP) é encarregada da sustentação da bexiga, do intestino, do útero e dos ovários como se fosse uma cama elástica, exercendo principalmente essa tarefa durante a gestação, momento em que o peso do bebê se soma à carga dos órgãos pélvicos.
A musculatura dessa região também é extremamente importante para a contenção urinária e fecal, pois forma um sistema de compressão ao redor da uretra e do reto.
Além disso, a parte superficial da MAP interfere diretamente na função sexual de ambos os sexos, pois comprime a vagina, o clitóris, as glândulas lubrificantes e, nos homens, aumenta a pressão interna do pênis, auxiliando a ereção, a lubrificação e o orgasmo.
Eventos como trabalho de parto, cirurgias, envelhecimento, gestações em sequência e queda de hormônios esteroides, a exemplo do estrogênio na menopausa e da testosterona na andropausa, podem acarretar disfunções na MAP que se manifestam através de incontinências urinaria e fecal, prolapsos (bexiga caída) ou mediante interferências negativas no orgasmo e na ereção.

Comments